domingo, 20 de março de 2011

Cosplay


Sabe aquele personagem que você adora? imagine se fantasiar dele... Imaginou? Pronto, agora vai fazer a roupa e os acessórios. É isso que os cosplayers fazem!!
Derivado do Inglês costume play é a caracterização do seu personagem favorito.
Várias pessoas se carcterizam com seus personagens favoritos e vão em eventos.
O propósito deste tipo de hobby ou profissão (sim isso é uma profissão, pois há patrocinadores que investem muito nisso) é se assemelhar o máximo possivel do seu personagem favorito. E os cosplayers investem pesado no figurino.
Quer um exemplo: eu fiz cosplay de Tomoyo-hime. (era para aproveitar o cabelo comprido também)
1-Decidi fazer o corsplay com 3 meses de antecedência, pesquisei materiais e tecidos e até com o que ia fazer os acessórios.
2-Feito o planejamento fui buscar material e mão-de-obra (negocieicom a minha mãe para ela costurar meu cosplay, e o meu irmão fez a coroa de metal).
3-Eu tive que desenhar o figurino para minha mãe fazer a roupa e fazer o molde da coroa para o meu irmão, eu fiz os acessórios em biscuit, miçangas, fitas de cetim e muita linha lilás. À poucas semanas do evento eu ainda estava finalizando o personagem e testando como iria arrumar o cabelo.
4- Fazer o cabelo é se asemelhar o máximo possível do personagem. No dia do evento tinha uma equipe de cabeleireiros profissionais que fez o meu cabelo (foi apenas nesse evento que teve esta equipe de cabeleireiros). No dia do evento eu fiquei assim:
(esqueci de tirar os óculos)
No dia do evento eu queria participar do desfile cosplay, mas não consegui chegar a tempo para as inscrições. Mais tarde, no mesmo dia, fui entrevistada por uma pessoa que trabalhava para a Revista New Tokyo (que vergonha), mas foi muito legal, eu vi o meu depoimento no meio da matéria sobre a CLAMP (quase tive um infarto de tanta felicidade).
É sempre bom pesquisar tipos de materiais utilizados para fazer uma roupa ou armadura, tudo isso dá uma diferença no efeito final. Tem muitos cosplayers que são verdadeiros artesãos com biscuit, fibra de vidro, couro sintético, e alguns outros materiais, porque cada material dá a aparência e a textura certa.
Outra coisa importante para fazer um bom cosplay é BOM SENSO, não adianta você querer fazer cosplay de um personagem branco, loiro, olhos vermelhos e magro se você é amarelo, de cabelo preto, olhos castanhos e gordo. O contraste é muito grande por mais que seu perfil psicológico se encaixe perfeitamente, o perfil físico deve te ajudar a fazer um cosplay decente.
Esse é um bom cosplayer!
Digamos que eles não foram felizes na escolha dos personagens...

Existem eventos relacionados a Cosplay e eventos apenas para cosplayers. Nele existem categorias como: melhor figurino e melhor interpretação do personagem (teatro cosplay).
Se você quiser saber mais veja os sites do WCS(Word Corsplay Summit) ou o Cosplay Brasil.
Gostaria de agradecer ao Bruno (a quem eu chamo de teacher) e a revista New Tokyo. Doumo arigatou gozaimashita!!!
Fico por aqui... e quem sabe um dia eu faça este cosplay aqui:
Yuna Final Fantasy X
Como eu ficaria com o corsplay da Yuna (desenhado por Bruno)

Um comentário: