Plataformas com panos (緋毛氈, hi-mōsen) vermelhos em degraus são dispostas para expor as bonecas (雛人形, hina-ningyō), que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian. Durante as celebrações, as famílias rezam pela felicidade e saúde das meninas.
Disposição
Primeira plataforma
A fileira superior apresenta duas bonecas que representam o Imperador (em japonês: お内裏さま, O-Dairi-sama) e a Imperatriz (em japonês: お雛さま, O-Hina-sama). (Dairi significa Palácio Imperial, Hina é menina ou princesa). As bonecas são usualmente dispostas diante de uma tela dourada com dobradiças.
Segunda plataforma
O segundo degrau traz três senhoras da Corte (em japonês: 三人官女, San-nin kanjo?). Entre elas há um recipiente.
Terceira plataforma
No terceiro degrau estão cinco músicos (em japonês: 五人囃し, Go-nin bayashi?). Cada segura um instrumento musical, menos o cantor, que segura um leque.
Outras plataformas
Na quarta, quinta e fileiras mais baixas uma variedade de mobílias em miniatura, ferramentas, carruagens, etc. são exibidas. Dois bonecos de ministros (em japonês: ががく, Zuijin), são dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.
Costume
Esse costume de se exibirem bonecas começou durante o período Edo. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de atrair os maus espíritos, e assim protegeria o dono.
O Hinamatsuri traz vestígios de um antigo costume japonês chamado (雛流し, Hina-nagashi, lit. balsa da boneca) no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, que dirige-se ao mar, levando junto consigo os males ou os maus espíritos.
Costumeiramente é bebido durante o festiva o amazake, uma versão de baixo teor alcoólico do sake feito de arroz fermentado. A comida tradicional é chamada arare (um tipo de batata de cor rosada recheada com anko, com doce de feijão ou sem), que são comidas com molho ou sem.
Atualmente seria inviável ter uma coleção dessa bonecas, pois são muito caras... Mas admito que achei a exposição muito linda!
Quanto mais olhava mais os detalhes mais e mais objetos e detalhes se encontravam entre uma boneca e outra...
Normalmente essas bonecas eram feitas a mão por artesãos habilidosos e passadas de geração para geração para as meninas, a responsabilidade de proteger a neta de espíritos mals cabia aos avós maternos.
Ainda no Brasil há associações culturais que preservam a cultura e fazem do evento um grande sucesso e contribuição cultural. Hoje foi realizado o evento na Associação Cultural de Koochi-ken.
Ano que vem tem mais, não deixem de participar!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário