sábado, 15 de janeiro de 2011

Mangá e Animê

Ainda há pessoas que confundem bastante os termos de Mangá e Anime. Por isso lá vai uma ajudinha para vocês não se perderem:
Mangá
Palavra que designa as histórias em quadrinhos japonesas. Significa literalmente "desenhos irresponsáveis" e foi usada pela primeira vez pelo cartunista e ilustrador Katsushita Hokusai em 1814.
Caracterizada por seu estilo único como traço, expressividade exagerada, enquadramento cinematográfico, ordem de leitura, ser preto-e-branco, entre outros . Mangá significa “imagens aleatórias”.
Mangá é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No entanto, no Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. E se os mangás lançados fazem sucesso se tornam animês e são exibidos semanalmente nas redes de televisão japonesas.
Animê
O termo Animê designa todos os desenhos animados japoneses, também pode ser grafado como "anime". É a abreviação de "animation" e ganhou força nos anos 60 graças ao pioneiro do mangá Osamu Tezuka (também conhecido como pai do mangá moderno, criou obras como Astro boy e Black Jack).
Anime, é qualquer animação produzida no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. Estranho, não?
Bom agora vou procurar um anime para assistir . Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário